quarta-feira, 1 de abril de 2009

As queimadas de campo e o Clima

A prática de queimar os campos tem origem na “coivara”, procedimento utilizado pelos indígenas desde remotos tempos, como forma de eliminar as pragas como: a carqueja, orelha de burro, maria mole, barba de bode, macega, carrapicho dos pedaços de terra que seriam utilizados para o plantio. Esta técnica rudimentar, se reduzia a pôr fogo no campo, que passava dias e dias queimado . Sempre ouvimos falar de histórias dos campos que queimavam por muitos dias, em virtude da macega ser muito alta. Nem mesmo as sangas e arroios cercavam o fogo, que pulava para a outra margem soprado pelo vento.
Os campos eram queimados uma vez por ano, depois das grandes geadas de junho e julho. A regra era queimar a região onde isso não tinha sido feito no ano anterior. Esta prática é muito usada ainda hoje e combatida por destruir os nutrientes e organismos vivos do solo.

O CLIMA

O clima em São Joaquim, segundo KOEPPEN é do tipo temperado e muito variável, sujeito à mudanças bruscas de temperatura. É um clima seco e bastante saudável. Classifica-se como mesotérmico úmido (Cfb), com verões amenos, apresentando uma temperatura média anual de 13ºC a 14ºC e uma precipitação total anual entre 1.300 a 1.900 mm. As geadas, começam em abril e se prolongam até outubro, com nevadas não muito freqüentes.
Durante o inverno os termômetros chegam a marcar 7º graus negativos, podendo subir a temperatura no verão para 26º graus positivos.
As baixas temperaturas favorecem o repouso vegetativo das árvores frutíferas e proporcionam uma boa floração. Conseqüentemente obtém - se uma ótima colheita de frutas. A maçã é um exemplo e constitui – se hoje na principal unidade produtiva da região.

Durante o inverno temos um espetáculo majestoso! A presença da neve. Campos, matas, casas, tudo reveste-se de branco com espessura de vários centímetros. É festa. O povo sai às ruas, como um desafio ao frio que ela já está acostumada a enfrentar.
Correm pulam, dançam, fazem batalha de neve. Aí temos então a chegada dos turistas, repórteres.
Hoje este espetáculo está cada vez mais raro devido aos desmatamentos, poluição dos rios e do ar. A neve já não é mais regular e sua intesidade não é mais a mesma, mas quando cai a sua beleza é inconfundível, é um espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário